sábado, 20 de junho de 2009

Relato do 3º Encontro

Apresentamos a pauta do terceiro encontro do Gestar II- Língua Portuguesa :

Data: 18/06/2009

Horário: 18h às 22h
Local: Sala do Servidor
Executor: MEC/ Prefeitura Municipal de São Borja / Secretaria Municipal de Educação e Cultura / Departamento Pedagógico
Formadora: Professora Tatiane Rauber Dedé
Objetivos:
· Colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos na área temática de Língua Portuguesa.

· Contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica.

. Permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências.

Público-Alvo: Professores Municipais da 5a à 8a série (6o ao 9o ano) do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa.
Justificativa: Oportunizar Formação Continuada de Professores dos Anos /Séries Finais do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa do Município de São Borja.

Metodologia: Reuniões periódicas de estudos que incluem discussões sobre ações pedagógicas de ensino.

Assuntos:
Mensagem Tocando em frente (slides e escrita)
Relato oral e entrega de texto escrito do Avançando na prática
05 passos para elaboração do Projeto
Exemplo de Projeto
Lista de verbos
Textos para subsídio
Vídeo como o Brasileiro elogia sua mulher
Avaliação do encontro


Nossa terceira formação dessa vez teve sala cheia!!! Tivemos a presença de 23 professores cursistas, o que me enche de orgulho, pois conforme relato do encontro anterior estávamos na expectativa de conseguirmos envolver em torno de 20 participantes, e o número acima nos mostra que chegamos lá !!!
É preciso esclarecer que além dos professores diretamente envolvidos com a disciplina de Língua Portuguesa nas Escolas, também tivemos a presença de cursistas de outras disciplinas, e de gestores, comprovando que a leitura e a escrita deve ser compromisso de todas as áreas. Como tínhamos alunos novos (conforme exposto no relato do segundo encontro) se fez necessário uma dedicação maior da Professora Formadora no que dizia respeito a informações quanto a metodologia do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, que atividades são desenvolvidas e como se dá a participação e avaliação dos professores cursistas.
Nossa primeira atividade seria o relato oral por parte dos cursistas sobre a aplicação do avançando na prática, bem como a entrega do texto escrito. Porém, a maioria dos presentes no encontro anterior não conseguiu aplicar a tarefa, portanto ficou combinado que no próximo encontro sem prorrogação esta atividade deverá ser comentada e entregue.
Como um dos procedimentos adotados para todos os encontros teremos a escolha de uma mensagem inicial, e a deste encontro foi Tocando em frente, que como o próprio nome diz nos incentiva a seguirmos sempre em frente, superando dificuldades e obstáculos.
Nesse encontro no primeiro momento tivemos alguns problemas “tecnológicos”, de maneira que somente depois de alguns ajustes os cursistas puderam ‘assistir” os slides que haviam sido preparados pela Professora Formadora. O vídeo preparado Como o brasileiro elogia sua mulher não pode ser reproduzido e ficou como pauta para o próximo encontro.
Reproduzimos através de slides os Passos para elaboração do Projeto, bem como mostramos aos participantes um exemplo de Projeto que poderia ser aplicado junto a seus alunos. Este Projeto foi amplamente debatido entre todos os participantes. Posteriormente foi entregue uma lista com alguns verbos que poderiam ser utilizados na elaboração dos objetivos do Projeto. Acabada essa primeira parte os professores cursistas reuniram-se em grupos para realizarem a elaboração de pré-projetos de acordo com a realidade de cada uma de suas turmas, me pareceu que todos estavam entrosados e interessados no desenvolvimento de suas tarefas, de maneira que perguntavam, tiravam dúvidas e trocavam ideias e experiências com seus colegas.
Para concluirmos realizamos a avaliação do terceiro encontro presencial e novamente tivemos os mesmos pontos ressaltados, relacionados à satisfação de estarem participando de formações como esta e ao mesmo tempo de indignação pela não aderência de mais professores ao Programa Gestar II- Língua Portuguesa, ou por uma explicação um pouco maior por parte das Escolas sobre a participação dos Professores nesta formação.



Acredito que até então DEVER CUMPRIDO!

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